segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Torta de Banana!

Amores, desculpem o sumiço. Fui levar a filhota pra prestar vestibular em Juiz de Fora - MG, então tinha os preparativos que antecederam a viagem e fora isso tivemos também a comemoração do Natal, e fala sério gente, não fiz NADA, de nada mesmo. Saímos em 18/12 e retornamos 24/12, que data pra marcarem as provas hein! Mas tudo bem, agora e esperar o resultado e se for positivo, comprar muitos lenços de papel, afinal são onze horas de estrada, ou como dizem os mineirinhos..."Aqui, é logo ali ó!"

Como não poderia deixar de ser, aproveitei o tempo em que estive lá e fui atrá do que me interessa: Quitutes mineiros, dentre eles, bolachinhas caseiríssimas, queijo meia cura da região do Serro, e um doce de leite que é o DOCE DE LEITE! Produzido no campus da Universidade Federal de Viçosa-MG, ganhou pela 4ª vez o título na Expolac e mais uma vez o melhor do Brasil. Sugestão da Silvia e do Bruno, o último consumidor fiel e exigente. Provamos e aprovamos, obrigadinha pela dica queridos; e aproveito para dizer que foi muito bom conhecê-los pessoalmente, se a Beta passar, em breve nos veremos novamente.

E depois de muitos blás, blás, blás, que tal uma receita bem basicona com bananas, mas nem por isso menos gostosa.

TORTA DE BANANA

Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de amido de milho;
2 xícaras de açúcar;
1 colher de sopa de fermento químico;
1 colher de café de bicabornato de sódio;
1 colher de sopa de canela;
150 gramas de margarina gelada em cubos;
12 bananas nanicas cortadas em três na horizontal;
1 xícara de uvas passas pretas sem sementes
1/3 de xícara de laranja cristalizada cortadas em cubos bem pequenos;
3 ovos;
1 xícara de leite.

  • Fazer uma farofa misturando os sete primeiros ingredientes;
  • Numa assadeira retangular média, untada e enfarinhada, fazer camadas de farofa, bananas, passas e laranja, começando pela farofa(na minha assadeira deram três camadas de farofa e duas de frutas);
  • Por fim, misturar os ovos com o leite, derramar uniformemente sobre a última camada e levar para assar em forno pré aquecido a 200º por mais ou menos 35 minutos.

Comi um pedaço dela ainda morninha, acompanhada de um copo de Coca Zero geladíssima, porque alguma coisa tem que ser diet na minha vida!

Aproveito para desde já, desejar a todos os leitores e colegas da blogsfera um Ano Novo cheio da presença de Deus, e que tudo quanto pedires ao Pai, em nome de Jesus, Ele vos conceda - João 15:16.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." - Eclesiastes 3: 1 ao 8

15 Comments:

Claudia Lima said...

Ficou linda esta Torta de Banana. Me lembrou minha infância. Sem falar neste Doce de Leite. Quem resisti?
Boa sorte para a sua filha. Espero que ela passe.
Bjs :)

Odete said...

Que delicia de torta.
Espero que a filhota passe.

Querida Goreti vim agradecer o carinho recebido de voce neste ano, muito obrigada!
E quero desejar a voce e sua familia um super 2009, abencoado com saude plena e muitas felicidades.

Beijo

Natércia Ramalho said...

Querida a receitinha ficou uma delicia!Desejo que o próximo ano seja de coisas boas.Muita saúde, e muito amor, e claro receitas fantásticas.Feliz 2009., um beijinho...

Gina said...

A torta é básica, mas é daquelas que todos gostam.
Já morei em Juiz de Fora, muito legal lá.
Meu pai vendia queijos, que chegavam pra ele diretamente de Minas, um tempo muito bom. E trazia doce de leite também, os melhores do Brasil. Aqui em Curitiba tem um loja chamada Lá de Minas, que vende essas delícias e sempre compro lá queijo meia cura da Serra da Canastra e doce de leite. Seu post me trouxe boas recordações.
Bjs.

Cláudia said...

Goreti, bolos e tortas de bananas são comuns e deliciosos, mas esta receita com farofa intercalada deve ser um show e eu nunca tinha visto! Amei, a textura e sabor devem ser divinos.
Ah, tá arrebentando no patchwork, hein? Quando eu for aí quero ver tudinho! um beijão e Feliz Ano Novo para vcs com muita alegria, paz, e força no Senhor!

bjs

Valentina said...

Banana é poderosa. tortinha pecaminosa. vi que voltastes inspirada da tua viagem. linda mensagem também. te desejo um 2009 maravilhoso querida.

Eli said...

BAnana é tudo de bom né amiga?! Olha vou ficar aqui na torcida para que sua filhota passe no vestibular.

Dobradinha é a paixão do meu esposo, ficou tão bonita a sua!

Quero saber se você vendo pelo site as suas coisas do bazar, vi coisas tão lindas?! :)

E finalmente quero te desejar um feliz ano novo, cheio de paz, amor e que todo dia o Senhor renove seu lar com alegria!

www.saboresdalica.blogspot.com

Anônimo said...

Confesso não ser a fã número 1 de torta de banana, mas da sua bem que eu queria um pedacinho!

Rose Oliveira said...

Oi Goreti, muito gostosa essa torta, amo bananas. Mas vim lhe desejar um 2009 abençoado pra vc e sua família, muita paz, saúde e muitas vitórias em nome de Jesus!
Beijos.

Sarah said...

Oi querida!
Espero que sua filha seja a mais nova caloura da Universidade de Viçosa!É ponto de referência em mtos setores!
Sou mineira viciada em doce de leite!O melhor doce do mundo ne!?rs
Tenho um tio que mora lá, e sempre leva potes e potes do famoso doce! Humm....inclusive o estoque acabaou..snif
Felizzzzzzzz 2000inove!
Bjossssssssssss

Pitadasdilu said...

Eu amo torta de banana, minha mãe quando vem pra cá ou quando eu vou pra lá, ela já sabe tem que fazer torta de banana e língua. Essa tua torta ficou com um aspecto maravilhoso.
Feliz 2009 com as bençãos do Senhor.
Bjos, Lú.

Gracy said...

essa torta faz o maior sucesso em casa, ela é dos deuses, deliciosaaa

edinha said...

Deve ser uma delícia.
Beijinho

BETO said...

E essa torta de banana então??? Está com uma aparência deliciosa. Agora, a dobradinha eu não encaro não, não gosto. rsrsrs. Beijos.

Iliane said...

Maravilha de torta de bananas.!!!.eu sou uma suspeita..kkk..adoro tudo que tem bananas...e..quanto ao vestibular da filhota..tomara que tenha dado tudo certo!!!ela vai amr morar lá!..Juiz de Fora é tudo de bom mesmo!!tenho familia lá..e..tô sempre indo..!!aquilo..é um pecado para nossa gula..quando volto..venho sempre cheia de delicias..que não para deixar de comprar né?e ganho bastante...bjus amiga