segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Torta de Banana!

Amores, desculpem o sumiço. Fui levar a filhota pra prestar vestibular em Juiz de Fora - MG, então tinha os preparativos que antecederam a viagem e fora isso tivemos também a comemoração do Natal, e fala sério gente, não fiz NADA, de nada mesmo. Saímos em 18/12 e retornamos 24/12, que data pra marcarem as provas hein! Mas tudo bem, agora e esperar o resultado e se for positivo, comprar muitos lenços de papel, afinal são onze horas de estrada, ou como dizem os mineirinhos..."Aqui, é logo ali ó!"

Como não poderia deixar de ser, aproveitei o tempo em que estive lá e fui atrá do que me interessa: Quitutes mineiros, dentre eles, bolachinhas caseiríssimas, queijo meia cura da região do Serro, e um doce de leite que é o DOCE DE LEITE! Produzido no campus da Universidade Federal de Viçosa-MG, ganhou pela 4ª vez o título na Expolac e mais uma vez o melhor do Brasil. Sugestão da Silvia e do Bruno, o último consumidor fiel e exigente. Provamos e aprovamos, obrigadinha pela dica queridos; e aproveito para dizer que foi muito bom conhecê-los pessoalmente, se a Beta passar, em breve nos veremos novamente.

E depois de muitos blás, blás, blás, que tal uma receita bem basicona com bananas, mas nem por isso menos gostosa.

TORTA DE BANANA

Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de amido de milho;
2 xícaras de açúcar;
1 colher de sopa de fermento químico;
1 colher de café de bicabornato de sódio;
1 colher de sopa de canela;
150 gramas de margarina gelada em cubos;
12 bananas nanicas cortadas em três na horizontal;
1 xícara de uvas passas pretas sem sementes
1/3 de xícara de laranja cristalizada cortadas em cubos bem pequenos;
3 ovos;
1 xícara de leite.

  • Fazer uma farofa misturando os sete primeiros ingredientes;
  • Numa assadeira retangular média, untada e enfarinhada, fazer camadas de farofa, bananas, passas e laranja, começando pela farofa(na minha assadeira deram três camadas de farofa e duas de frutas);
  • Por fim, misturar os ovos com o leite, derramar uniformemente sobre a última camada e levar para assar em forno pré aquecido a 200º por mais ou menos 35 minutos.

Comi um pedaço dela ainda morninha, acompanhada de um copo de Coca Zero geladíssima, porque alguma coisa tem que ser diet na minha vida!

Aproveito para desde já, desejar a todos os leitores e colegas da blogsfera um Ano Novo cheio da presença de Deus, e que tudo quanto pedires ao Pai, em nome de Jesus, Ele vos conceda - João 15:16.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." - Eclesiastes 3: 1 ao 8

domingo, 14 de dezembro de 2008

Dobradinha, tudo de bom!

Eu sei, eu sei que há controvérsias em relação a dobradinha ser TUDO de bom, mas pra mim é, fazer o que né! E não poderia deixar de postar o meu prato preferido, e da filha mais velha também.

Imagina minha felicidade quando semana retrasada o maridão pediu pra fazer nada mais , nada menos que DOBRADINHA. Só consegui fazer semana passada, final de ano quem não tem a agenda lotada? A minha tá assim: dia sim e o outro também tem uma comunhão, um amigo secreto, um chá entre irmãs(que vai render outro post), e por aí vai, fora as encomendas e presentinhos que tem feito minha máquina de costura rebolar. É, o patcwork sem querer está virando fonte de renda - Oh my God! Thanks my Lord!

Então voltando a DOBRADINHA, fiz, e não resisti a tentação de compartilhar com vocês, mesmo sabendo que um monte de gente torce o nariz pra essa delícia. Quero só ver os comentários.



DOBRADINHA

Ingredientes:
! kg de bucho cortado em tiras , limpo e cozido;
1/2 kg de feijão branco cozido;
1kg de costela de porco dessalgada e cozida;
2 linguiças calabresa em rodelas e escaldadas;
2 paios em rodelas e escaldados;
250 grs de toucinho defumado(bacon) picados e escaldado;
3 colheres de sopa de alho amassado;
2 cebolas bem picadinhas;
1 colher de sopa de colorífico(colorau);
4 folhas de louro;
1/2 kilo de batatas cortadas no comprimento e pré cozidas;
1/2 kg de cenouras cortadas no comprimento e pré cozidas;
2 tomates sem pele e sem sementes em cubos;
1 pimentão em cubos;
1 colher de café de pimenta calabresa seca;
Sal q.b.;
Salsinha picada bem miudinha.

  • Lavar bem e escaldar o bucho duas vezes em água fervente, em seguida cozinhar na panela pressão por trinta minutos com um limão em rodelas;
  • Numa panela grande, fritar o toucinho, retirar o excesso de óleo, acrescentar as linguiças, os paios, se for necessário retirar novamente o excesso de óleo;
  • Acrescentar o alho, quando dourar adicionar a cebola, assim que murchar colocar o colorífico e logo em seguida o bucho, a costelinha de porco, o feijão branco com o caldo do cozimento, o louro, as batatas, as cenouras, os tomates, o pimentão, a pimenta calabresa;
  • Corrigir o sal e cozinhar por + ou - 20 minutos, ou o tempo necessário para mesclar os sabores e encorpar o caldo.
  • Salpicar a salsa e servir com arroz branco.

Tá Borbulhando!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregado e eu vos aliviarei"
- Mateus 11:28

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Noite da Esfiha!

Como é bom fazer parte do corpo de Cristo! Na última segunda nos juntamos pra fazer salgados para o casamento de um a irmãzinha, Fabiana, e nesse mover uma irmã muito querida, a Simone, preparou uma massa para as esfihas, mas que também serve para outros salgados e se quiser fazer massa doce é só acrescentar mais açúcar (+ 4 colheres de sopa). Gente, a Simone é TUDO na cozinha, tem cada receita deliciosa e práticas, afinal ela trabalha com isso e não pode perder tempo; e o folhado que ela faz...bom esse fica para um outro post.
Não deu outra, ontem deu uma folguinha e a noite resolvi fazer a massa e foi um festival de esfihas: abertas, fechadas, de carne, ricota, calabresa e atum. Aqui vai umas fotos do acontecido e a receita da Simone, com a devida permissão, é claro.



MASSA

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo;
2 ovos;
120 grs de margarina;
1 colher de chá de sal;
50 grs de fermento biológico fresco ou 1 colher de sopa do seco;
1 colher de sopa de açúcar;
500 ml de leite morno pra frio .

  • Fazer uma farofa com a farinha, os ovos, a margarina e o sal (se utilizar o fermento seco ele entra nessa farofa);
  • Caso contrário, dissolva o fermeto fresco no açúcar, acrescente o leite e colocar essa mistura sobre a farofa;
  • Misturar bem, não é necessário sovar muito, só até agregar bem os ingredientes;
  • Polvilhe um pouco mais de farinha se houver necessidade, mas pouco, pra não ficar uma massa pesada.
  • Fazer as bolinhas, não é necessário esperar crescer para as esfihas fechadas, comece a rechear pela primeira que foi feita, pincelar gema de ovo e assar imediatamente em forno pré aquecido a 200º por mais ou menos 15 minutos (Depende do forno de cada um).
  • Já para as abertas, também pegar as primeiras bolinhas feitas, colocar em assadeira untada com azeite, afundar o meio, para formar a borda, mas não abrir, descansar usns 10 a 13 minutos, colocar uma quantidade generosa de recheio no meio e ir apertando o mesmo para as laterais formando assim a borda, deixando o meio da massa bem fino, levar para assar imediatamente em forno pré aquecido a 300º, é isso mesmo, bem quente, vai levar uns 5 minutos para assar.




RECHEIOS:

Carne: 250 grs de carne moída, 1/2 tomate s/ pele e s/ sementes, 1/2 cebola bem picada, 1 colher de chá de pimenta síria, 1 colher de chá de zattar, suco de 1 limão, sal q.b. e hortelã picada.
Misturar tudo, colocar em uma peneira e deixar o líquido escorrer por + ou - meia hora. Aplicar o recheio cru à massa.

Ricota: 250 grs de ricota, 1/2 tomate s/ pele e s/ sementes, 1/2 colher de chá de pimenta síria, 1 colher de chá de zatar, sal q. b., azeite, e espalhar alguns pinoles(snobar) na hora de assar.

Calabresa: 1 calabresa moída e salsinha picada.

Atum: Atum enlatado, alho frito e mussarela.

E pronto, agora é só se deliciar.
Brigadão Si, a turma aqui A - D - O - R - O - U ! ! !

AH! Já ia me esquecendo, acabou o recheio, sobraram umas bolinhas que viraram uns pãezinhos bem fofinhos e gostosos para o café da manhã.



"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!...Porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre." - Salmos 133: 1 e 3