domingo, 14 de dezembro de 2008

Dobradinha, tudo de bom!

Eu sei, eu sei que há controvérsias em relação a dobradinha ser TUDO de bom, mas pra mim é, fazer o que né! E não poderia deixar de postar o meu prato preferido, e da filha mais velha também.

Imagina minha felicidade quando semana retrasada o maridão pediu pra fazer nada mais , nada menos que DOBRADINHA. Só consegui fazer semana passada, final de ano quem não tem a agenda lotada? A minha tá assim: dia sim e o outro também tem uma comunhão, um amigo secreto, um chá entre irmãs(que vai render outro post), e por aí vai, fora as encomendas e presentinhos que tem feito minha máquina de costura rebolar. É, o patcwork sem querer está virando fonte de renda - Oh my God! Thanks my Lord!

Então voltando a DOBRADINHA, fiz, e não resisti a tentação de compartilhar com vocês, mesmo sabendo que um monte de gente torce o nariz pra essa delícia. Quero só ver os comentários.



DOBRADINHA

Ingredientes:
! kg de bucho cortado em tiras , limpo e cozido;
1/2 kg de feijão branco cozido;
1kg de costela de porco dessalgada e cozida;
2 linguiças calabresa em rodelas e escaldadas;
2 paios em rodelas e escaldados;
250 grs de toucinho defumado(bacon) picados e escaldado;
3 colheres de sopa de alho amassado;
2 cebolas bem picadinhas;
1 colher de sopa de colorífico(colorau);
4 folhas de louro;
1/2 kilo de batatas cortadas no comprimento e pré cozidas;
1/2 kg de cenouras cortadas no comprimento e pré cozidas;
2 tomates sem pele e sem sementes em cubos;
1 pimentão em cubos;
1 colher de café de pimenta calabresa seca;
Sal q.b.;
Salsinha picada bem miudinha.

  • Lavar bem e escaldar o bucho duas vezes em água fervente, em seguida cozinhar na panela pressão por trinta minutos com um limão em rodelas;
  • Numa panela grande, fritar o toucinho, retirar o excesso de óleo, acrescentar as linguiças, os paios, se for necessário retirar novamente o excesso de óleo;
  • Acrescentar o alho, quando dourar adicionar a cebola, assim que murchar colocar o colorífico e logo em seguida o bucho, a costelinha de porco, o feijão branco com o caldo do cozimento, o louro, as batatas, as cenouras, os tomates, o pimentão, a pimenta calabresa;
  • Corrigir o sal e cozinhar por + ou - 20 minutos, ou o tempo necessário para mesclar os sabores e encorpar o caldo.
  • Salpicar a salsa e servir com arroz branco.

Tá Borbulhando!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregado e eu vos aliviarei"
- Mateus 11:28

26 Comments:

Odete said...

Mesmo nao sendo grande apreciadora de carnes, nao tenho nada contra nenhuma parte dos animais que usamos como alimentos. Eu costumava gostar de dobradinha quando ainda morava com meus pais...faz tempo. Agora deixa o Geo ver esse prato que vai pedir pra eu fazer p/ ele.
Muito bem feito Goreti.

Beijos

Beijos

Margarida said...

Eu adoro dobrada!! Confesso que nunca fiz porque cá em casa apenas eu gosto. Mas quando vou a casa da mãe não perdoou!
Ficou uma maravilha!

Valentina said...

Querida, esta é a minha primeira visita depois de sair de férias. e que felicidade ver este prato que para mim é uma das coisas mais gostosas do mundo. sou louca por dobradinha mas nunca fiz.Que inveja de todos voces que provaram este prato que me parece ter ficado delicioso. estou com uma receita de dobradinha com um toque oriental para fazer. acho que farei em janeiro.bjs

Anônimo said...

Olá! A paz de Cristo.
Olha, não sua muito fã de dobradinha, mas essa sua está maravilhosa!!!

Abraços,
Patricia - Bh

Letrícia said...

Não sou fã de dobradinha, não, mas essa sua está um espetáculo. Deu vontade (nunca imaginei que escreveria isso a respeito de dobradinha ;-)).

Beijos!

Natércia Ramalho said...

Minha querida amiga á sua receita está de comer e chorar por mais!Um beijinho...

Elvira said...

Pessoalmente, gosto imenso! :-)

Mas só como em restaurantes pois nunca tive coragem para fazer em casa.

Beijos.

"Manjares da Manu" said...

Apesar de não gostar de dobradinha a sua está bem bonita!!!

Bjs...

Filipa said...

Eu gosto muito e faz um bom tempo que não como... A sua está muito apetitosa!

beijinhos

Gina said...

Somos fãs de dobradinha aqui em casa. É um sabor muito diferente... nossa, me deu vontade de fazer.
Bjs.

Cris said...

Quando pequena todos os anos meu pai que preparava a dobradinha e eu adorava ajudar nos preparativos, sim, lavar o bucho... fazíamos tudo... naquela época não tinha limpinho assim... bem, tem que ser muito bem temperada né Goreti, aí sim, fica bom! Beijocas, a sua tá linda.

Luciana Macêdo said...

Mesmo não tendo provado (mesmo tendo tido várias oportunidades) penso que não vou gostar, e não me pergunte por que, não sei responder. Meu marido e meu filho adoram, quando minha sogra era viva fazia para eles, agora só em restauranes.
Mas que sua dobradinha está com umabela aparência, isso não tenho a menor dúvida.
Amiga, você falou em Natal magro...por aqui ele está obeso. Tudo em volta é uma bomba calórica.
Bjs!

Sylvia said...

Minha mae adora dobradinha e todos la em casa adoram. Nao sou muita fa, mas gosto do molhinho
BJs

Pitadasdilu said...

Goreti, ficou muito bonito o prato, mas eu sou uma daquelas que torce o nariz para dobradinha, e olha que eu gosto de praticamente tudo... mas dobradinha não vai...
Bjos, Lú.

Laurinha said...

Menina, que prato mais lindo, colorido, apetitoso!!!

Sabe que nunca fiz dibradinha em casa... pena que cheguei atrasada senão, corria aí para tentar trazer pra casa uma quentinha... :DD

Ah

re bolo de polenta, que bom que vc gostou... hj mesmo, qdo cheguei em casa, tirei um pedaço do freezer pro maridão... agora já acabou, preciso fazer outro!!!

Beijinhos

virtual chef said...

Feliz Natal! ... E que a alegria das festas e as boas receitas se repitam todos os dias do Ano Novo.
Beijo.
Virtual Chef

Gracy said...

Passei p te desejar um feliz natal repleto de amor e paz e um novo ano cheio de realizaçoes, alegrias e saude.
Um abraço

Jandira Suarez da Motta said...

Sou carioca, neta de portugueses e espanhóis e adooooro dobradinha!
O seu jeito de fazer é bem parecido com o de nossa família, inclusive o uso do limão para tirar o cheiro forte. Parabéns pela receita. Está caprichada!

Cláudia said...

Goreti, eu gosto muito de dobradinha, mas nunca fiz, nem minha mãe, já comi em restaurante e achei uma delícia. Feita por você com certeza está muito melhor que a do restaurante!

bjs

Heidi said...

Goreti,
Um feliz 2009 para você e sua família, que Deus te abençõe! Esta dobradinha está linda, não sei expressar o quanto gosto deste prato, e este seu está pra lá de apetitoso. Abraços.

Unknown said...

Uauuuu!! Estou pasma com esse maravilha!!! Eu quero.....
Amei sua receita e o aspecto está de tirar o fôlego.


Beijão

Iliane said...

amiga:pura verdade..:dobradinha é tudo de bom..eu amo de paixão....a sua tá linda..bjus

Anônimo said...

Me ajuda? Adoro mas vai ser a minha primeira dobradinha, o feijão cozinha separado? Bjs e obrigada

Luiz Carlos Lecook said...

Poxa esse prato e tudo e Bommm, para uma sexta-feira, cai muito bem,vou fazer.

Carmem Luciano said...

Eu e meu esposo amamos dobradinha!
A sua está de dar água na boca!
Vou fazer sua receita!Deus abençoe!😘

Unknown said...

Olá, eu gosto muito de dobradinha meu marido pedi sempre, mas esta receita de colocar a cenoura e a batata ficou maravilhosa. Eu acrescento alem do bucho carne charque, as linguiça, costelinha e o toucinho defumado fica otima