quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Fusili à Bolonhese com Berinjela e Champignon!


Quem acompanha o Discípula sabe que aqui em casa quinta feira é dia de Massa, sim com "M" maíúsculo, e porquê?

Em uma das minhas fases gorda da vida(estou nela agora, snif, snif) frequentei um gupo de ajuda, Peso Ideal, que por sinal, foi o que melhor me adaptei; nada mais é do que uma reeducação alimentar- como se fosse simples assim- no qual era-nos apresentado semanalmente uma sugestão de cardápio, e toda quinta feira, lá estava ele todo majestoso.
Desde então aderimos a essa prática, lógico, tem semana que não rola, afinal ninguém aqui é totalmente regrado.

Então, em qualquer quinta feira da vida, caso estejam afim de comer uma massa, estando aqui por perto, sejam bem vindos.

Detalhe: este acabei de fazer... e comer.



FUSILI A BOLHOSE COM BERINJELA E CHAMPIGNON

Ingredientes:
500 gras de fusili;
5 colheres de sopa de azeite;
500 gras de carne moída ou picada bem miudinha;
5 dentes de alho fatiados e previamente fritos em 2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de café de pimenta calabresa seca;
1 colher de café de páprica picante;
2 folhas de louro;
+ ou - 15 azeitonas picadas;
250 grs de champignon em conserva;
1 lata de tomates pelados;
4 colheres de sopa de extrato de tomate;
2 berinjelas sem casa e cortada em cubos;
Sal q.b.

  • Enquanto coloca a água para ferver para cozinhar o macarrão, refogue a crne no azeite, quando estiver bem soltinha e dourada, adicionar o alho frito;
  • Acrescentar o restante dos ingrediantes um a um , sempre dando uma leve mexida;
  • Se necessário, adicionar água fervente, deixar ferver por alguns minutos;
  • Servir sobre o fusili já cozido e 'al dente'*;
  • Finalizar com parmesão, se possível ralado na hora, e salsinha picada.

No meu, infelizmente, esqueci de colocar vinho, no caso um bom tinto seco, o sabor fica excepcional, além de tranformar esse molho em um autêntico ragu - o mesmo que molho a bolonhese, termo italiano.


*Dica - Cozinhando macarrão: Assim que a água começar a ferver, colocar a massa, mexer, tampar a panela, assim que voltar ao ponto de fervura(começará a sair vapor pela tampa da panela), desliguar o fogo; mexer mais uma vez a massa, torne a tampar a panela e marque de 7 a 8 minutos, dependendo a espessura da massa.
Prontinho sua massa estará cozida no ponto certo, além de economizar o gás.
Aconselho um timer ou mais de um, pra não perder o tempo, resultando assim em uma massa mole demais, tirando todo o prazer de se comer uma boa massa.

"Sempre dou graças ao meu Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo." - I Coríntios 1:4

18 Comments:

Mari said...

Goreti querida, que delícia de massa!!! Aqui em casa também gostamos muito, é tão prático, não é??? E com esse friozinho q está fazendo, cai bem demais.
Bjo, linda!

Nani said...

Eu adorei o teu macarrão, como já lhe disse tenho paixão por massas.
Agora o que gostei também foi dessa dica pra cozinhar o macarrão.
Obrigada!
Beijos e ótimo final de semana!

Agdah said...

Embora o marido goste mais de arroz, eu também preparo massas uma vez por semana.

Natércia Ramalho said...

Querida ficou maravilhoso!Um bjs

"Manjares da Manu" said...

Que receita delíciosa!!!

Bjs...

MARIA said...

Querida ficou uma maravilha!!!Um bjs

Cláudia said...

Amiga, este pratinho está para mim!Sabe, quando eu era criança minha mãe sempre fazia massas na quinta-feira. E no domingo também. Acho que era cultural naquela época em que as mães cozinhavam mais em casa. Ou veio junto com os italianos, que abriram lugar na nossa mesa.

bjs


Adorei a dica, vou segui-la com certeza!

Eli said...

Que maravilha de molho amiga!! Amei!!

Filipa said...

Aqui em casa são mais os dias em que se come massa do que os dias em que não se come. Esta receita vai já para a minha lista pois além de estar com um aspecto fantástico parece maravilhosa!

beijinhos

Cris said...

Que delícia Goreti... então é quinta que a gente pode passar aí sem avisar? :-) Beijocas, uma ótima semana para vocês.

Flavinha said...

Que maravilha Goreti! Massa sim, mas muito saudável, né?

Beijocas

Francisco Castro said...

Olá, o seu blog é muito bom. eu gostei muito.

Parabéns!

Abraços

Laurinha said...

Oba, amanhã tô aí! :DDD

E se a referência for esta massa, tô feita! Que delícia! Berinjela é tudo de bom...

Beijinhos

Letrícia said...

Que massinha mais apetitosa! Fiquei com muita água na boca.

Beijos!

Odete said...

Oi querida, passei pra ti deixar um beijo. Espero que esteja tudo bem.

Fabrícia said...

Saudades imensas de passar por aqui. Esse temp me deixa sem tempo.... saudades mesmo.
Bjs...adorei a massa.

Gina said...

Uma massa de vez em quando é bom demais!
Olhe, tem prêmio lá no meu blog pra você.
Bjs.

Valentina said...

Por isso que é bom ir na cozinha dos outros, a gente sempre aprende algo de novo. adorei a dica do cozimento. E a receita, é claro.aprovadíssima com berinjelas que amo. e preparadas de forma bem prática.